
Mini-Cursos
Os Mini-cursos terão carga horária total de 4 horas, estando as atividades divididas em dois dias, 2 horas cada.
THINK TANKS: Conceito, Casos e Oportunidades no Brasil.
Nome: Igor Castellano da Silva
Sobre: "Igor Castellano da Silva é doutorando em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pesquisador vinculado ao Núcleo de Estratégia e Relações Internacionais (NERINT) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente, ocupa a posição de Diretor Geral do Instituto Sul-Americano de Política e Estratégia. Possui graduação em Relações Internacionais e mestrado em Ciência Política pela mesma Universidade (UFRGS). Tem experiência na área de Relações Internacionais e Estudos Estratégicos. Seus focos de interesse são: a Capacidade Estatal, o Poder Nacional e o processo de construção dos Estados; os Conflitos Armados na África; a Inserção Internacional na África; a Política Externa e de Segurança dos Países da África Austral". (Lattes)

Análise de Política Internacional
Nome: Kamilla Raquel Rizzi
Sobre: "Licenciada em História (2003), Mestre em Relações Internacionais (2006) e Doutora em Ciência Política (2012) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul . É professora adjunta de Relações Internacionais da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA. Pesquisadora associada do Núcleo de Estratégia e Relações Internaiconais (NERINT) do Centro Brasileiro de Estudos Africanos (CEBRAFRICA), na UFRGS". (Lattes)

Cooperação Descentralizada
Nome: Maíra Baé Baladão Vieira
Sobre: Assessora de Cooperação e Relações Internacionais do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. "Cursa doutorado em Ciência Política na UFRGS e é assessora de Cooperação e Relações Internacionais do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Possui Mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2007), especialização em Projetos Sociais e Culturais pela UFRGS (2004) e graduação em Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000)". (Lattes)
Negociação Internacional: processos que transformaram o Oriente Médio
Nome: Renatho José da Costa
Sobre: "Doutorando em História Social pela FFLCH/USP (2007), mestre em História Social, também, pela FFLCH/USP (2006); possui graduação em Relações Internacionais pela Faculdade Santa Marcelina (2003). Atualmente é professor da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais (assuntos relacionados ao Oriente Médio), atuando principalmente nos seguintes temas: Hezbollah, Líbano, Síria, Terrorismo, Israel, Irã, Iraque e Questão Palestina". (Lattes)

Mercado Financeiro Internacional
Nome: Jorge Miguel Fontoura Rodrigues
Sobre: Executivo de Contas de BANCA PREMIUM do Banco Bilbao Vizacaya Argentaria Uruguay S.A. (Banco BBVA). Atuando há mais de 15 anos no MERCADO FINANCEIRO. Experiencia nas Instituições Financeiras:
-BANCO REAL DO URUGUAY (1978/1999),
-ABN AMRO BANK Uruguay (1999/2006)
-BBVA (Desde 2006)
CURSOS : COMPLIANCE ,LAVADO DE ATIVOS, ASESOR FINANCEIRO (I.E.F. - INSTITUT D´ESTUDIS FINANCERS )
Defesa comercial no Brasil: casos concretos
Nome: Nícia Pereira de Araújo
Sobre: "Possui Mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná/UFPR (2003). Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia/UFU (2000). Atua como docente há 10 anos nas disciplinas de Comércio Internacional, Economia Internacional, Macro e Microeconomia e Introdução à Economia nos cursos de Economia, Relações Internacionais, Administração, Direito, Nutrição e Biologia". (Lattes)
Desenvolvimento Regional e Relações Internacionais
Nome: Gleicy Denise Vasques Moreira Santos
Sobre: Graduada em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (1998), graduada em Economia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999), especialista em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001) e mestre em Agronegócios pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005). Atualmente, é professora assistente da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA. Trabalha com os seguintes temas: Economia Brasileira, Gestão Pública, Inovação Tecnológica, Economia Rural e Desenvolvimento de Regiões Fronteiriças.

Análise e resolução de conflitos internacionais
Nome: Flávio Lira
Sobre: É professor assistente de Relações Internacionais na Universidade Federal do Pampa, campus Santana do Livramento. Atualmente, é doutorando em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo. É mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (Unesp/ Unicamp/ PUC-SP), área de concentração em Pró-Defesa, focando-se na Federação Russa e na OTAN. Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp (2005). É editor do Observatório de Política Externa Uruguaia (OPEU) e pesquisador do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais (IEEI). É fundador do Grupo de Estudos de Rússia e Eurásia (GEREu) da Universidade Federal do Pampa e tradutor de textos da área de Relações Internacionais, Ciência Política e Segurança Internacional. Suas atuais áreas de interesse são: Teoria das Relações Internacionais, Segurança Internacional, Ásia Central, China, Rússia e Islã.
Carreira Diplomática
Nome: Eduardo Brigidi de Mello
Sobre: Diplomata, atualmente na Embaixada do Brasil em Santiago, Chile, após ter servido na Embaixada do Brasil em Bissau, Guiné-Bissau. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.





DEFESA: a participação das Forças Armadas na Estratégia Nacional de Defesa
*Este Mini-Curso contará com a participação de diversos representantes das Forças Armadas
Nome: Mario Luiz de Oliveira
Sobre: Militar da reserva do Exército Brasileiro, possui bacharelado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras, 1980, Resende/RJ, mestrado em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, 1990, Rio de Janeiro/RJ, e doutorado em Operações Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército, 1996, Rio de Janeiro/RJ. Tem cursos de Pós-Graduação, especialização, nas áreas de Inteligência e Logística. Tem experiência na área de Defesa e Administração, com ênfase em Inteligência Estratégica, Planejamento Operacional e Administração Pública. Atualmente é aluno do curso de Relações Internacionais da UNIPAMPA, campus Santana do Livramento/RS, e pós-graduando, especialização em Desenvolvimento de Regiões de Fronteira, nesse mesmo campus, e em História Militar, na UNISUL, Palhoça/SC. Faz parte do Grupo de pesquisas sobre Integrações Econômicas Binacionais e Desenvolvimento Social em Regiões de Fronteiras.
Nome: Jefson Borges, Cel Av.
Sobre: O Coronel Aviador Jefson Borges é formado pela Academia da Força Aérea e possui Especialização em Sistemas de Informação e Telemática pela UFRGS, além do Curso de Política e Estratégia Aeroespacial, realizado na Universidade da Força Aérea. Líder de Esquadrão de Caça e Piloto de Defesa Aérea é Chefe Controlador de Operações Aéreas Militares. Atualmente ocupa o cargo de Chefe do Estado Maior do Quinto Comando Aéreo Regional. Gerente de desenvolvimento de sistemas de Comando e Controle, no Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos, de 2002 a 2004, tem como área de interesse os processos relativos à aplicação de força em Operações Conjuntas.

