
13/06/2012 - Concurso "EERRI 2012, EU VOU!"
Aproveitando o ritmo geral de expectativas para o EERRI, a comissão organizadora resolveu realizar um concurso virtual para deixá-los mais ansiosos pelo evento, que já podemos antecipar, contará com inúmeros prêmios e sorteios para os participantes! Enquanto vocês aguardam pelas inscrições, vamos já iniciando a integração entre alunos de RI, de forma criativa e participativa, valendo um prêmio que vocês certamente vão querer ter na estante de casa.
O concurso é o seguinte:
a foto mais criativa, que tenha como conteúdo visual a ideia de "EERRI 2012, EU VOU!", e que será votada abertamente entre os membros do grupo "EERRI 2012 - Sant'Ana do Livramento", no Facebook, será premiada com um exemplar do mais novo livro lançado em conjunto pelos professores de RI da UNIPAMPA, intitulado "Fronteiras em Movimento" (org. Fábio Régio Bento, editora PACO, 2012, *informações sobre o livro abaixo).
Como funcionará?
- Para concorrer, os candidatos deverão enviar as fotos, iniciando hoje (dia 13) até o dia 25 de Junho (22:00), anexadas ao e-mail da comissão organizadora do EERRI <eerri2012@hotmail.com>, juntamente com o nome completo e a instituição de origem do candidato.
- As foto deverão conter, no máximo, tamanho de 1mb e serem entregues em formato JPEG.
- As fotos serão expostas, juntamente com o nome do candidato, numa página especial neste site, a ser divulgada no dia 26 de Junho.
- A votação ocorrerá entre os dias 5 e 8 de Julho, iniciando e encerrando às 22:00, respectivamente.
- A votação será estendida a todos os integrantes do grupo do Facebook (o sistema de votação será a ferramente disponível pelo próprio Facebook).
- Ao término da votação, será imediatamente divulgado o resultado final com a foto vencedora. O prêmio será entregue durante a cerimônia de encerramento do EERRI.
Então aproveitem, abusem da criatividade e participem!

Sinopse do livro
"Fronteira significa espaço entre sujeitos diferentes que se encontram. Sujeitos diferentes são sujeitos com identidades específicas. Estados são sujeitos coletivos com identidades específicas. Porém, todos os sujeitos coletivos possuem bordas de suas identidades. As bordas são os lugares limite da identidade específica de sujeitos coletivos. E o que acontece quando bordas diferentes se encontram? Pode ocorrer conflito, integração, indiferença. Este livro trata sobre as relações nas bordas entre sujeitos coletivos diferentes, um livro sobre as experiências e possibilidades de integração e conflitos em regiões de fronteira. As regiões de fronteira são, sobretudo, as bordas físicas, geográficas entre Estados diferentes. Mas fronteiras físicas não são as únicas, mesmo sendo as mais relevantes nos estudos de fronteiras. Quando um universitário cristão estuda junto com um budista, um muçulmano, um agnóstico, um ateu, em uma mesma sala, temos, em tal caso, uma experiência de fronteira, de proximidade de bordas entre sujeitos diferentes, representativos de coletividades específicas. Leitura fundamental para estudantes e professores, gestores públicos e administradores preocupados com questões fronteiriças e para profissionais da diplomacia."